Recentemente foi publicado no blog do Campi Digital um texto de Pablo Souza intitulado “Twitter corporativo: sou um “vendedor” chato ou atento ao meu público?” no qual ele fala sobre a atuação das empresas no Twitter [Leia o texto completo clicando aqui].
Escrevi um comentário sobre o texto dele aprofundando um dos pontos abordado e o texto ficou tão longo que resolvi publicá-lo aqui no blog.
O post antes mencionado é um excelente "guia" para os desorientados sobre como atuar nas mídias sociais, cada um dos pontos identificados no post do Pablo é fundamental para que uma empresa seja "pertinente" dentro das redes sociais. Entender a dinâmica e como o seu público-alvo interage ajuda a definir a estratégia, o que só é possível, obviamente quando se tem objetivos claros, o que vai permitir, conseqüentemente, que me mensure os resultados.
Entretanto, dentre esses pontos, o que destaco é aquele que nesse momento, em que todos querem o seu espaço na rede, acredito ser tão ou mais relevante do que os demais: “Crie um diferencial”.
O que se pode perceber ao visitar blogs, "Fan Pages" ou perfis de Twitter corporativos é que todos estão fazendo as mesmas coisas, e do mesmo jeito. Seja como um "Vendedor Chato" ou "atento ao público" poucos estão se preocupando, de fato, em fazer algo que os diferencie no meio virtual contribuindo para a sua reputação. Ora! Ser apenas “mais um” não trará qualquer vantagem para uma empresa em relação aos seus concorrentes. Pelo contrário, entendo que essa postura afastará os usuários tanto de uma quanto de outra.
Sendo assim, não adianta oferecer promoções para aumentar o número de seguidores ou de fãs, se fora do período promocional tudo o que a empresa tem a oferecer é "ofertas" como aquelas distribuídas em panfletos nas ruas ou que são afixadas nas paredes de um super mercado de bairro. Já em outros textos falei sobre isso, da tendência que as empresas têm de transpor as mesmas práticas "de sempre" para as redes sociais, o que é muito chato.
Por esse motivo é importante "entender a dinâmica" desse ambiente, pois só assim será possível verificar o que já se faz, a fim de evitar ser repetitivo, e o que se pode fazer para neutralizar ações de concorrentes destacando-se e atraindo, assim, mais "seguidores", fãs ou visitantes.
É claro que essa não é uma tarefa fácil, e por isso não é indicado colocar qualquer um para planejar e desenvolver esse trabalho. É preciso um profissional alinhado com os objetivos da organização e, além de tudo, experiente e responsável. Tarefa que pode ser realizada por uma terceirizada, e como mencionado pelo Pablo, sempre com um acompanhamento da própria empresa, a fim de garantir que o trabalho está sendo realizado de acordo com os objetivos que foram propostos.