Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, dezembro 2

Ser Relações Públicas é...

No que exatamente implica “ser Relações Públicas”, o que podemos e o que temos que comemorar no dia dois de dezembro? Pois bem, vou dizer que devemos comemorar essa nova geração de Relações Públicas que tem encontrado nessa profissão o caminho para tudo o que sempre esperaram ser, mas que até então não era valorizado por ter esse nome “RP” agregado a valores que o estigmatizavam. O RP que serve o cafezinho, atende o telefone e faz a recepção durante o estágio e que depois de formado faz eventos está com os dias contados.

Hoje essa categoria de profissionais, ou em formação (como no meu caso) entendem o caráter estratégico por de trás das ações de comunicação; e que essas estratégias vão muito além de um evento, e que podem passar, e de fato passam, pela reunião em que o café é servido, a pessoa que faz esse trabalho, assim como a que atende ao telefone e recepciona os convidados. Ou seja, a visão do profissional do Relações Públicas deve ser holística e ao mesmo tempo específica para que ele consiga traçar os caminhos mais seguros para atingir os objetivos a que se propôs.
É claro que ainda nos deparamos com limitações em muitas empresas, pelo fato de seus administradores não terem ainda compreendido onde e como os Relações Públicas atuam. O fato de este profissional ser “gestor da comunicação”, e da qualidade do seu trabalho depender da participação deste no nível de decisões estratégicas da empresa, tende a gerar certo desconforto por parte da gerência comercial (digamos assim) que sente sua posição ameaçada. Entretanto, cabe aos Relações Públicas ter um posicionamento mais claro, visando esclarecer essas confusões.
Afinal o que queremos é, a partir da comunicação estratégica, oferecer as melhores condições de relacionamento da empresa com os seus públicos e conduzir a projeção de uma imagem que seja mais do que satisfatória, que amplie as oportunidades da empresa. Esse posicionamento pode ser desenvolvido a partir de qualquer parte da organização, mas só será completo, e assim eficaz, se alinhado às demais decisões estratégicas desta organização, que é o que a querida RP Margarida Kunsch propõe com a comunicação integrada, por exemplo.
E para finalizar, um pouco de “estória”...
Quando ingressei no curso de Relações Públicas, não tinha noção de todo o potencial que poderia ser explorado nessa área. Apesar disso, com uma vaga noção, prestei vestibular e passei a defender as Relações Públicas. A cada disciplina, ao conhecer um pouco mais da profissão através de cada um dos professores, fui me apaixonando de tal forma que hoje não me vejo fazendo outra coisa. Parece que nasci para ser Relações Públicas e me orgulho muito da escolha que fiz.
A minha luta agora é, como a dos demais estudantes e profissionais já formados, fazer as “Relações Públicas” (trabalho) das “Relações Públicas” (profissão) para que ela continue ganhando espaço e suas atividades sejam compreendidas. E só nós podemos fazer isso, sendo profissionais merecedores de crédito e procurando educar pessoas e organizações para esse entendimento.
E, finalmente: que o 02/12 seja um dia maravilhoso para todos os Relações Públicas!
:)

5 comentários:

  1. Vamos em frente, Daniela. O que precisamos é de confiança e energia. Seu post ajuda nisto. Feliz Dia das Relações Públicas.

    ResponderExcluir
  2. tudo de bom pra ti, que tu sejas uma boa profissional dedicada. nunca desista, estarei sempre do teu lado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniela!

    Muito bacana o post, parabéns!

    Me identifico muito com a sua história de ingressante no curso de RP, pq foi exatamente assim comigo. Na verdade, comecei no curso de Jornalismo, mas não gostei. Aí troquei pra RP meio sem saber direito, mas fui me apaixonando a cada semestre, a cada cadeira!

    Parabéns a todos e a área! Temos muitos motivos a comemorar! =)

    Abraço,
    Juliana - uniRP

    ResponderExcluir
  4. Excelente post.
    "Ações de comunicação vão muito além de um evento" concordo plenamente.

    Parabéns pelo dia de Relaçôes Públicas e sucesso na sua vida profissional.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, Daniela....
    Você falou tudo, precisamos lutar para conquistarmos cada vez mais espaço e fazer com que a alta administração enxergue o papel do RP!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sample text

Sample Text

.

Sample Text