Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, setembro 23

Como unir teorias da comunicação à prática organizacional

Há uma dificuldade geral em unir teoria e prática em comunicação. Isso se dá porque o profissional sai da academia com uma bagagem imensa de informação e se depara com a realidade nas empresas: têm contato com pessoas que não receberam as mesmas informações. O que é óbvio, mas, mesmo assim, causa certa frustração e a impressão de que a teoria não condiz com a prática. O convencional então é que, aos poucos, o profissional vá adotando o "novo" sistema de trabalho e abandonando a teoria.

Há dois problemas nesse comportamento: o primeiro é o de esperar que pessoas que não sejam da área entendam o significado do trabalho de comunicação e marketing. Um profissional especializado geralmente é contratado justamente para trazer seu conhecimento específico. O que acontece é que "na prática" sempre há resistência a mudanças e é preciso saber lidar com isso.

O segundo problema é o comunicador esquecer a sua condição de "educador". Aliás, mesmo na academia ouvimos pouco essa expressão. Mas, entendo que ser comunicador, ainda mais para o Relações Públicas, é ser educador. Nossa primeira "função" está diretamente relacionada ao comportamento, à cultura e à aprendizagem organizacional. O comunicador é aquele que deve dar o exemplo a ser seguido, pois lida com imagem, com reputação. Todo Relações Públicas já ouviu expressões como esta na faculdade. E a prática da profissão exige justamente isso, que ele ensine as teorias necessárias para aprimorar a prática organizacional melhorando seus resultados.

Uma forma simples de introduzir aos poucos os conceitos de comunicação e Marketing é usá-los nas apresentações, mostrando, além do ponto de vista, argumentos que sustentem teoricamente as ideias apresentadas. Desta forma podemos ajudar a empresa a nos compreender e a exercer o nosso trabalho.
A apresentação abaixo teve esse objetivo, esclarecer o que significa o "Posicionamento" de uma empresa para o Marketing, para evoluirmos nas questões estratégicas da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sample text

Sample Text

.

Sample Text